Portal da Torcida
Tudo Sobre Futebol e Seu Time

O nome de Andreas Pereira aparece na CPI da Manipulação de Jogos

O nome de Andreas Pereira aparece na CPI da Manipulação de Jogos. Foto: Reprodução
O nome de Andreas Pereira aparece na CPI da Manipulação de Jogos. Foto: Reprodução

No dia 20 de abril de 2024, o sócio majoritário da SAF do Botafogo, John Textor, foi o primeiro a depor na CPI da manipulação de jogos e apostas esportivas, ocorrendo em Brasília. Durante a sessão, um episódio envolvendo o jogador Andreas Pereira na final da Libertadores de 2021 foi mencionado como um exemplo potencial de manipulação. Essa citação levantou suspeitas e gerou um debate sobre a eficácia das ferramentas de análise de comportamento de jogadores no futebol.

Durante a final da Libertadores de 2021, entre Flamengo e Palmeiras, ocorreram erros cruciais nos últimos minutos da partida, levantando suspeitas de manipulação. O senador Carlos Portinho mencionou especificamente um lance envolvendo Andreas Pereira como um exemplo potencial de manipulação. Portinho questionou a eficácia das ferramentas de análise de comportamento de jogadores apoiadas por Textor, utilizando o lance como argumento.

Portinho descreveu o lance da seguinte forma:

“94 minutos do segundo tempo, final da Libertadores da América, uma partida que iria às penalidades. E duas falhas individuais. Uma bola lateral mal dada, um ‘tijolo’, como dizemos no futebol, do David Luiz para o Andreas Pereira e uma falha inesperada numa bola simples que ele deve fazer essa atrasada para o goleiro. Em cada treino ele deve dar umas dez dessas e nunca errou, jogador de Seleção. Então se a gente olha só para o comportamento, a ‘Good Game!’ não analisou, mas eu não tenho dúvida: ela iria botar a setinha para o lado, para cima, para onde vai a bola, a tropeçada do atleta… A gente tem que ter muito cuidado com isso”.

John Textor fala de Andreas Pereira na CPI

Em resposta às acusações de manipulação, John Textor defendeu que o erro de Andreas Pereira foi um incidente isolado e não caracteriza manipulação. Segundo ele, o lance representou apenas um erro comum no futebol e não algo que sua empresa de inteligência artificial classificaria como manipulativo.

Textor respondeu a Portinho da seguinte maneira:

“O que você mostrou ali naquele vídeo foi como qualquer outro momento terrível no futebol que eu já joguei. Eu tentei fazer um passe para trás, mas eu acredito que aquele jogador tropeçou na grama e não teve a velocidade correta. Eu sei que para você, como torcedor do Flamengo, deve ser muito difícil, mas o método de que estamos falando não está tratando disso. Esse exemplo que Vossa Excelência apresentou aqui pode ser muito perfeitamente definido como um erro honesto”.

O debate na CPI da manipulação de jogos destacou a complexidade em discernir entre erros genuínos de jogo e possíveis manipulações. O lance envolvendo Andreas Pereira na final da Libertadores de 2021 exemplifica essa dificuldade, pois levanta suspeitas, mas também pode ser interpretado como um erro comum no futebol.