Nem Domenec, nem Cuca: Athletico Paranaense pega todos de surpresa e confirma acerto de contrato com novo treinador para 2024
O Athletico Paranaense não teve o final de 2023 esperado e isso custou a vaga na Copa Libertadores. Dessa forma, não conseguiu a classificação e terá pela frente a Copa Sul-Americana.
Agora, buscam montar um bom elenco para começar bem no Campeonato Paranaense, onde é um dos favoritos, fazer bonito no Campeonato Brasileiro e buscar títulos nas copas, já que disputam também a Copa do Brasil, além da Sul-Americana.
O primeiro passo foi definir um comandante. A opção de Petraglia, presidente do Furacão, foi por um nome rodado, com muita experiência e que conhece o futebol brasileiro.
Osorio é do Athletico Paranaense
Após fechar o ano com o interino Wesley Carvalho, o Athletico Paranaense já tem o seu treinador para 2024. Trata-se de Juan Carlos Osorio, treinador colombiano que já dirigiu o São Paulo em 2009.
“Juan Carlos Osorio é o novo técnico da equipe principal do Athletico Paranaense. Com nome consolidado e bastante experiente nos principais cenários do futebol mundial, o treinador colombiano chega ao Rubro-Negro para o desafio de comandar o time neste ano do centenário athleticano”, anunciou o clube nas redes sociais.
O Furacão chegou a negociar com Domenec Torrent, ex-treinador do Flamengo, mas não chegou a um acordo com o profissional. Dessa forma, Petraglia, presidente do clube, decidiu mirar no colombiano e as conversas fluíram rapidamente. Ele chegará em Curitiba nos próximos dias para iniciar os trabalhos na pré-temporada do clube.
A carreira de Juan Carlos Osorio
O colombiano Juan Carlos Osorio tem uma carreira bem rodada como treinador. Ele começou como auxiliar técnico no Manchester City, assumiu o Millionarios como comandante e depois deslanchou. Passou por NY Red Bulls, Onde Caldas, Puebla, Atlético Nacional e chegou ao São Paulo em 2009.
No Tricolor Paulista, foram 29 jogos e 13 vitórias. Ele era querido e o time estava em evolução, mas uma proposta da Seleção Mexicana tirou o treinador do clube. Após a Copa do Mundo de 2018, passou rapidamente pelo Paraguai, mas voltou a treinar clubes no ano seguinte, no Atlético Nacional.
Osorio ainda passou pelo América de Cali, até chegar ao Zamalek, do Egito, onde ficou nas últimas duas temporadas. Agora, chega ao Athletico Paranaense com a missão de buscar títulos.
E por falar em títulos, ele busca o primeiro fora da Colômbia. Em sua carreira são seis conquistas, sendo uma Copa da Colômbia, uma Supercopa da Colômbia, e quatro Campeonatos Colombiano, dois Apertura e dois Finalización.