Brasileirão tem mudança na regra de pênalti, entenda o motivo
O Brasileirão está prestes a passar por uma mudança importante em uma das regras mais polêmicas do esporte: a marcação de pênaltis. A International Football Association Board (IFAB), responsável por regulamentar as regras do futebol mundial, definiu novas diretrizes que entrarão em vigor a partir de julho deste ano.
A principal alteração diz respeito aos toques na mão dentro da área. Anteriormente, qualquer toque de mão, mesmo que acidental, poderia resultar na marcação de um pênalti. No entanto, a partir de agora, o jogador de defesa que impedir o ataque com a mão de forma não deliberada não será advertido com um cartão.
Essa mudança visa evitar punições excessivas em casos em que o toque na mão é claramente acidental e não intencional. Dessa forma, os árbitros terão mais critério para avaliar a intenção do jogador e evitar penalidades desnecessárias.
Brasileirão tem mudança na regra de pênalti
Apesar da mudança na marcação de toques de mão não deliberados, as penalidades para toques de mão deliberados continuam as mesmas. Quando um jogador, em momento de defesa, deliberadamente impede uma clara oportunidade de gol com a mão, ele receberá um cartão vermelho e será expulso do jogo. Já quando um jogador, em momento de defesa, deliberadamente impede um ataque promissor com a mão, ele será punido com o cartão amarelo.
Essas penalidades visam desencorajar jogadores de utilizarem as mãos de forma deliberada para impedir o avanço do adversário ou evitar um gol certo.
Outra alteração importante diz respeito à invasão da área no momento da cobrança do pênalti. Tanto no ataque quanto na defesa, há regras específicas para evitar que os jogadores obtenham vantagens indevidas durante a cobrança.
No ataque, nenhum companheiro do cobrador pode invadir a área antes da cobrança para ter vantagem na disputa. Caso isso ocorra e a ação impacte o goleiro e o gol seja marcado, a penalidade será repetida. Será marcado um tiro livre indireto se a ação do jogador invasor gerar vantagem para disputar a bola, tocá-la ou tentar marcar o gol.
Na defesa, o jogador não pode invadir a área antes da cobrança para ter qualquer vantagem na disputa da bola. Se isso acontecer, o pênalti será repetido.
Essas mudanças têm como objetivo garantir uma disputa justa e equilibrada durante a cobrança de pênaltis, evitando que jogadores obtenham vantagens injustas por meio da invasão da área.
Quando as novas regras entrarão em vigor?
De acordo com a IFAB, as modificações nas regras do pênalti devem ser colocadas em prática a partir de julho deste ano. Entretanto, é permitido antecipar a aplicação das novas regras para competições que estão prestes a começar.
No caso do Brasileirão, as mudanças entrarão em vigor nas competições coordenadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que começarem a partir do dia 13 de julho. Para as competições que já estão em andamento, as novidades serão válidas a partir da próxima fase de disputa.
As competições afetadas pelas mudanças nas regras incluem a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste, a Copa Verde, o Brasileirão Feminino A1, o Brasileirão Sub-20 e a Copa do Brasil Sub-17.