Atualizado hoje 01/12: Quantos gols faltam para CR7 e Messi chegarem aos 1.000 gols?
Discutir Cristiano Ronaldo é discutir gol. O astro português possui uma vasta coleção de títulos na carreira, seja defendendo Portugal, Real Madrid, Manchester United ou a equipe nacional.
Neste momento, ele está empenhado em estabelecer mais recordes no seu novo clube, o Al Nassr, da Saudita. Até o momento, foram 915 gols, um número impressionante, mas que certamente aumentará se considerarmos a sua longa carreira goleadora.
Sendo assim, para Cristiano Ronaldo chegar aos 1.000 gols, restam apenas 85 tentos.
Cristiano Ronaldo em Ligas Nacionais
No total, Cristiano marcou 556 gols em campeonatos nacionais, distribuídos por Portugal, Inglaterra, Espanha, Itália e Arábia Saudita. No Manchester United, foram marcados 103 gols em 236 partidas na Premier League.
No Real Madrid, foram marcados 311 gols em 292 jogos na La Liga. No Sporting, foram realizados 25 jogos, com três gols anotados. E na Juventus, a equipe marcou 81 gols em 98 partidas do maior vencedor do futebol italiano. No Campeonato Saudita, pelo Al Nassr, o português anotou 58 gols pela sua equipe atual.
Cristiano Ronaldo na Champions League
Na competição europeia, onde detém o recorde de maior goleador da história, fez 140 gols em 183 partidas – sem levar em conta a fase inicial, onde marcou um gol em quatro partidas. Em outras palavras: 141 gols no total. No Real Madrid, foram marcados 105 gols em 101 jogos. No United, marcou 21 vezes em 59 jogos – sem contar a fase preliminar.
Ele anotou 14 gols pela Juventus em 23 partidas, apesar de não ter conseguido levar a equipe italiana a uma decisão europeia.
Durante a temporada 2022/23 do Manchester United, CR7 não pôde disputar a Champions League. Na Liga Europa, ocorreram dois tentos em cinco jogos. Cristiano também participou da segunda competição de clubes mais importante da Europa quando era jovem no Sporting. Em oito jogos na Europa League, foram marcados dois gols.
Cristiano Ronaldo em torneios de Copa
Cristiano marcou 22 vezes pelo Real Madrid em 30 partidas da Copa do Rei. No United, marcou 13 gols em 27 jogos da FA Cup. Na Inglaterra, também ocorre a Copa da Liga Inglesa, onde ele marcou quatro gols em 12 jogos. Na’supercopa’ local, a Community Shield, ele não marcou nenhum gol em apenas uma partida.
Na Copa da Itália, o português marcou quatro gols, e na Supercopa da Itália, ele decidiu: fez o gol da vitória sobre o Milan em 2018, e também venceu o Napoli no ‘jogo decisivo’ da temporada 2021/21 (vitória por 2 a 0). Na Supercopa da Europa, Cristiano Ronaldo marcou duas vezes.
No Sporting, apenas uma vez participou da Supertaça de Portugal, tendo marcado dois gols. No confronto entre os vencedores da Liga e da Copa, foram realizados sete jogos e quatro gols foram anotados.
Foram marcados 15 gols no Al Nassr, considerando a Supercopa Saudita, a Champions Asiática e a Copa do Rei da Arábia Saudita. Em Mundiais de Clubes, ele participou de oito partidas e marcou sete gols (um pelo United e seis pelo Real Madrid), estabelecendo-se como o maior goleador da história do torneio, juntamente com Pelé.
Cristiano Ronaldo pela Seleção de Portugal
Cristiano detém o recorde de maior goleador da história da seleção portuguesa e de todas as seleções, com 135 tentos marcados. Os números permitiram que ele superasse o lendário Ferenc Puskás, que atuou por Hungria e Espanha, e o iraniano Ali Daei, com 109 gols marcados. Foi atuando pela sua nação que o indivíduo alcançou impressionantes 700 gols em sua carreira, incluindo um de pênalti na partida contra a Ucrânia, pelas Eliminatórias para a Euro 2020.
Cristiano marcou oito gols em 22 jogos na Copa do Mundo, tendo estado presente em todas as edições de 2006 a 2022 (Alemanha ’06, África ’10, Brasil ’14, Rússia ’18 e Qatar ’22).
Em 2016, venceu a Eurocopa e pôs fim à reputação de não ser um bom jogador pela seleção nacional. Cristiano Ronaldo marcou 14 gols em todas as edições do torneio. Em relação à Uefa Nations League, que também venceu com Portugal, ele marcou 12 gols em 16 jogos. Na fase final de sua carreira, Cristiano Ronaldo ainda nutre o desejo de participar de mais uma Copa do Mundo. Será que é possível?
Com a equipe de Portugal, o jogador acumula oito gols de cabeça ao longo da carreira.
Maiores vítimas de CR7
Depois de nove anos no Real Madrid, é natural que os clubes espanhóis sejam os maiores alvos de Cristiano Ronaldo. O Sevilla, com 27 gols sofridos, é a equipe que mais viu o português balançar as redes. Coincidência ou não, o Sevilla também é o maior alvo de Lionel Messi, com um total de 37 gols.
Em seguida, surge um dos maiores adversários do Real Madrid, o Atlético de Madrid, que viu CR7 marcar 25 gols em clássicos. Em terceiro lugar está o Getafe, que enfrentou o robozão 23 vezes. O Barcelona e o Celta de Vigo completam o top-5, ambos com 20 gols sofridos.
- Sevilla: 27
- Atlético de Madrid: 25
- Getafe: 23
- Celta de Vigo: 20
- Barcelona: 20
Mais de um gol no mesmo jogo
Se Cristiano Ronaldo fizer apenas um gol em uma partida, é provável que deixe o campo desapontado. Por essa razão, ele balançou as redes diversas vezes em um mesmo jogo. Até agora, foram contabilizados 157 doubles e 65 hat-tricks. Mas o sujeito não termina aí.
CR7 também já fez quatro gols em uma mesma partida em nove ocasiões. Pensa que terminou? Não ainda. Ele alcançou a incrível marca de cinco gols em um único jogo duas vezes, ambas defendendo o Real Madrid.
- Doblete: 157
- Hat-trick: 65
- Poker: 9
- Repoker: 2
Quantos gols Lionel Messi marcou na carreira?
A estrela argentina possui um número de gols equivalente ao seu status: um dos maiores da história.
Lionel Messi, um dos maiores jogadores da história e detentor de prêmios individuais e coletivos, é uma das maiores ameaças para as defesas adversárias. Para os 1.000 gols de Lionel Messi, faltam 150.
Nada menos que 850 gols foram marcados pelo argentino entre Barcelona, PSG, Argentina e agora no Inter Miami. Durante sua passagem pelo Barcelona, ele anotou 672 gols em partidas oficiais, o que o tornou o maior goleador de uma única equipe, levando em conta partidas oficiais, na história do futebol.
No Paris Saint-Germain, o então número 30 marcou 32 vezes em 75 jogos. Já foram marcados 34 gols pelo Inter Miami.
Números de Messi em La Liga, Ligue 1 e MLS
Em relação aos clubes, Lionel Messi jogou 778 partidas oficiais durante sua trajetória no Barcelona, tendo marcado 672 gols. No Campeonato Espanhol, o jogador argentino jogou 520 jogos pelo Barça e anotou 474 gols, superando a marca de Gerd Muller em competições nacionais (365 em 427 jogos pelo Bayern). Em 58 partidas, o PSG marcou 22 gols na Ligue 1. Messi já anotou 22 gols na Major League Soccer, atuando pelo Inter Miami. Em outras palavras, são 518 gols em competições nacionais de elite.
Messi na Champions League
Lionel Messi conquistou quatro conquistas da Champions League, marcando nas duas finais contra o Manchester United (2009 e 2011), e marcou 129 gols em 163 jogos no torneio europeu. O Barça marcou 120 gols na Europa.
Messi em torneios de Copa
Lionel Messi também alcançou marcas notáveis na Copa do Rei. O antigo atleta do Barcelona disputou 80 jogos nesta competição e anotou 56 gols – dois deles na final da temporada 2020/21, quando o Barça derrotou o Athletic Bilbao por 4 a 0.
O argentino também se destacou na Supercopa da Espanha, participando de 20 jogos e marcando 14 gols. No que diz respeito à Supercopa Europeia, Messi marcou três gols em quatro partidas. O artilheiro também marcou um tento pelo PSG na Supercopa francesa.
No Mundial de Clubes, o jogador argentino marcou cinco vezes em cinco partidas. Messi jogou apenas duas partidas pela Copa da França com a camisa do PSG e, mesmo assim, não anotou nenhum gol. No seu começo no Inter Miami, Messi marcou 10 gols no percurso para vencer a Leagues Cup e dois na Copa dos Campeões da Concacaf.
Messi pela seleção argentina
Messi possui 112 gols, ultrapassando Pelé em gols em jogos oficiais como o maior goleador de uma seleção sul-americana. Desses, 13 gols foram marcados em 26 jogos da Copa do Mundo.
A vitória na Copa do Mundo de 2022 no Catar marcou o ponto culminante da carreira de Messi. Comandando o time, o jogador de número 10 levou a Argentina ao triunfo, com performances impecáveis e sete gols anotados em sete partidas. Essa atuação notável valeu a Messi o título de melhor jogador do torneio, consolidando-o como um dos maiores da história do futebol.
Maiores vítimas
Como Lionel Messi passou toda a sua carreira no Barcelona, nada mais natural que as maiores vítimas sejam os clubes espanhóis. O gol 700 foi marcado contra o Atlético de Madrid, o segundo maior rival do argentino, que sofreu 32 gols.
Apenas o Sevilla supera a equipe de Simeone em termos de gols sofridos pelo argentino. O Valencia fecha o pódio, testemunhando Messi colocar a bola no fundo das redes 31 vezes.
Os adversários do Barcelona também têm más recordações de Messi. O Real Madrid, principal rival na Espanha e no mundo, ocupa a quarta posição, enquanto o Espanyol, rival regional da Catalunha, fecha o top-5, com 26 e 25 gols sofridos, respectivamente.
Mais de um gol no mesmo jogo
Para o extraterrestre do futebol, marcar apenas um gol em uma partida não é nada desafiador. A evidência disso é a quantidade de dobletes que o argentino conquistou. A quantidade de hat-tricks também causa impacto.
Mas Lionel Messi não se limita a isso. O antigo jogador do Barcelona anotou quatro gols em um único jogo seis vezes em sua carreira. Por mais surpreendente que possa parecer, ele já marcou cinco vezes no mesmo jogo (2x), e de forma espetacular, em um jogo pelas oitavas de final da Champions League, contra o Bayer Leverkusen.
- Doblete: 162
- Hat-trick: 59
- Poker: 6
- Repoker: 2