De saída do Livepool, Thiago Alcântara pode pintar em gigante do futebol brasileiro e pega todos de surpresa
O meia Thiago Alcântara, de 32 anos, é um nome cobiçado no mercado da bola tanto do futebol europeu bem como de clubes da Arábia e até mesmo no Brasil. Nascido na Itália, mas como nacionalidade brasileira e espanhola o atleta atualmente defende o Liverpool, da Inglaterra, mas não tem sido utilizado pelo técnico alemão Jurgen Klopp e nesta temporada o atleta sequer foi utilizado.
Thiago foi revelado nas divisões de base do Flamengo, mas logo cedo passou a atuar na base do Barcelona, fazendo parte da tradicional “La Masia”, de onde surgiram atletas como o argentino Lionel Messi, o volante Sergio Busquets e o zagueiro Gerard Piqué, que tornaram-se referências do elenco blaugrana.
Na temporada 08/09 o meia fez sua estreia como profissional, com Thiago recebendo mais oportunidades no ano seguinte e passando a figurar entre os titulares da equipe espanhola. Em resumo, a passagem de Alcântara pelo clube catalão contou com 5 temporadas entre os profissionais, com 101 partidas disputadas, além de ter marcado 11 gols pelo clube, distribuindo 21 assistências para seus companheiros de clube.
Thiago Alcântara na mira de gigante do futebol brasileiro
Depois de cinco temporadas como profissional no Barcelona o meia foi negociado com o Bayern de Munique, da Alemanha, que pagou ao clube catalão cerca de £ 25 milhões de euros, recebendo Thiago no clube na temporada 13/14. Em seu ano de estreia o brasileiro atuou em 25 partidas, marcou 3 gols e distribuiu 5 assistências.
Na Alemanha o atleta passou uma grande parte de sua carreira e construiu uma sólida passagem no futebol alemão, atuando por 7 temporadas consecutivas, totalizando 236 jogos disputados, com 31 gols marcados, além de 34 assistências durante o período. Além dos números pelo clube o meia também foi convocado para defender a Seleção da Espanha, disputando a Eurocopa em 2016, quando ainda estava no clube alemão.
Na temporada 20/21 o atleta chegou ao Liverpool, que aceitou pagar £ 22 milhões para contar com o talentoso meio campista. Ao longo das 4 temporadas em que o atleta esteve no clube o atleta foi utilizado em 97 jogos, com 3 gols marcados, além de 6 assistências durante o período. Os números ficaram abaixo do que já foi apresentado em anos anteriores, o que vem favorecendo a real possibilidade de que o atleta deve deixar o clube inglês visto que seu vínculo é válido até o meio deste ano.
Com a situação indefinida no clube europeu o meia passou a ser especulado no Flamengo, do experiente técnico Tite, que vive um período de reformulação no elenco e até o momento só anunciou a chegada do meia uruguaio Nicolás de La Cruz, de 26 anos, que deixou o River Plate, da Argentina, por R$ 77,7 milhões de reais e chegou para o clube carioca no começo deste ano. Apesar da vontade do rubro negro o negócio é visto como difícil visto que o atleta pretende seguir em solo europeu por mais alguns anos.