FIFA toma decisão pesadíssima hoje (26/11) e pode excluir quatro times da 1ª divisão brasileira
Quatro clubes do Brasileirão podem ser excluídos do novo jogo da Fifa, agora renomeado para EA Sports FC. O jogo, frequentemente criticado pelos fãs brasileiros por não representar o futebol brasileiro adequadamente, pode gerar um descontentamento ainda maior com uma nova decisão.
Em uma recente entrevista, um dos criadores do jogo elucidou a confusão relacionada aos direitos autorais dos torneios de futebol. Por exemplo, no Brasil, não existe uma liga estabelecida, o que dificulta a obtenção de licenças para todos os clubes. Por essa razão, os clubes são genéricos.
“Gostaria apenas de ressaltar que, em relação à licença da FIFA, ela não traz consigo direitos, ela não vem com jogadores, times ou ligas. Então não é tão simples, por exemplo, como negociar com a NFL, ou a NBA, ou a MLB, em que no máximo você tem que negociar com uma liga e uma associação de jogadores”, disse o desenvolvedor.
Nada de times brasileiros no “Novo FIFA”
Os clubes do Brasil não estão presentes no jogo da EA devido a questões de direitos autorais. Isso já causa revolta nos torcedores por si só. Contudo, a atualização atual irá eliminar as quatro equipes que serão rebaixadas para a segunda divisão. Em outras palavras, apenas os 16 clubes da primeira divisão participarão.
Ao contrário de outros torneios, o Campeonato Brasileiro demandaria da EA não apenas uma negociação. A desenvolvedora, além dos direitos da liga, teria que negociar direitos de imagem diretamente com os clubes e os atletas, o que torna a transação inviável.
Em países como Inglaterra e Espanha, esse procedimento é mais simples e a companhia consegue adquirir as licenças das ligas, times e atletas com mais rapidez. Por essa razão, normalmente o jogo inclui Premier League e La Liga, enquanto o Brasileirão é totalmente genérico.