Portal da Torcida
Tudo Sobre Futebol e Seu Time

Vai antes de Gabigol: Landim aceita vender craque do Flamengo por R$ 163 milhões e pega todos de surpresa

Flamengo, de Tite, negocia saída de atleta na próxima janela de transferências (Foto: Reprodução)
Flamengo, de Tite, negocia saída de atleta na próxima janela de transferências (Foto: Reprodução)

O Flamengo vem trabalhando desde o final da última temporada para promover uma reformulação no elenco, que teve início desde a saída do técnico argentino Jorge Sampaoli, demitido do cargo após perder a fina da Copa do Brasil para o São Paulo, na oportunidade comandado por Dorival Júnior, atual técnico da Seleção Brasileira.

Com a chegada de Tite, sucessor de Sampaoli, o Flamengo conseguiu se reencontrar em campo e fechou o ano dentro do G4, garantindo vaga direta para a fase de grupos da Copa Libertadores da América, competição em que o Mengão acabou precocemente ao perder no agregado para o Olímpia, do Paraguai, o que na época gerou um forte desconforto na torcida do clube carioca, com a diretoria bancando a permanência de Sampaoli apesar do clima conturbado.

Nesta temporada a diretoria acabou mudando sua postura e promoveu uma reformulação que teve início desde a saída de Filipe Luís, que optou pela aposentadoria como profissional, enquanto o goleiro Santos, titular em 2022, acertou sua ida para o Fortaleza. Já na zaga foram duas baixas: Rodrigo Caio, peça importante em 2019 e que acabou perdendo espaço em virtude das lesões sofridas, e Pablo, enquanto o setor ofensivo contou com a saída do multi campeão Everton Ribeiro, que fechou com o Bahia, do Grupo City.

Flamengo se organiza para protagonizar importante negócio

Tanto o Palmeiras, do português Abel Ferreira, como o Flamengo, de Tite, são as equipes que costumam fazer os melhores negócios com o futebol europeu, a exemplo das saídas de Endrick, para o Real Madrid, bem como o meia Luís Guilherme, que tem um negócio avançado com o West Ham. Já o Flamengo teve as saídas de Vinicius Júnior, também para o gigante espanhol, João Gomes, para o Wolwerhampton, bem como o jovem Matheus França, que acertou sua ida para o Crystal Palace, da Inlgaterra.

Outro nome que vem sendo cotado para deixar o Flamengo é o do lateral esquerdo Ayrton Lucas, de 25 anos, que vem brigando de posição com o uruguaio Matías Viña. Ayrton está em sua 3° temporada com o Mengão, desbancando o antigo titular, Filipe Luís, e tendo sindo um dos principais nomes do elenco em 2023.

Neste ano Ayrton soma 23 partidas, com 2 gols e 3 assistências, e vem chamando atenção do Porto, de Portugal, que teria interesse no atleta embora o desejo do Flamengo é receber algo perto dos R$ 163 milhões de reais, para compensar os investimentos feitos no último ano, bem como gerar fluxo de caixa para a sequência da temporada. Com a iminência da abertura da janela de transferências, em julho, quando o mercado da bola deve voltar a ficar movimentado, permitindo que atletas se movimentem em diversas ligas do futebol mundial.