AZEDOU HOJE (26/01): Flamengo deve levar chapéu por alvo pretendido para a temporada e pega todos de surpresa
O Flamengo viveu em 2023 um ano bem atípico e longe do esperado, tendo a temporada marcada por alguns resultados negativos bem como as três trocas de técnicos ao longo do ano: primeiro foi o português Vítor Pereira, que havia deixado o Corinthians e acertou com o Mengão, mas não teve bons resultados e acabou desligado do clube, tendo como sucessor o argentino Jorge Sampaoli, ex- Sevilla, da Espanha.
Com a missão de conduzir a equipe carioca rumo a conquista de títulos importantes, Sampaoli viu sua equipe cair na fase de oitavas de final da Libertadores, diante do Olímpia, do Paraguai, oque acabou gerando uma elevada pressão por parte da torcida. Apesar do resultado negativo o treinador seguiu no cargo mas acabou vendo o Flamengo passar por uma fase conturbada no Brasileirão, enfrentando sérias dificuldades para apresentar boas exibições.
A queda de Sampaoli aconteceu pouco depois da disputa da grande final da Copa do Brasil, com o seu sucessor sendo o experiente técnico Tite, ex- comandante da Seleção Brasileira. Com a missão de assegurar a classificação para a Copa Libertadores e reformular o elenco para a próxima temporada, Tite viu a equipe carioca fechar a temporada com uma nova derrota para o São Paulo, novamente no Morumbi, por 1 a 0, o que fez com que o Mengão fechasse o ano na 4° posição.
Flamengo deve levar chapéu de grande clube brasileiro
Depois de perder alguns atletas do elenco no último ano, a exemplo do experiente lateral esquerdo Filipe Luís, que aposentou-se no final da temporada, bem como o multicampeão Everton Ribeiro, que assinou com o Bahia, o zagueiro Rodrigo Caio, que não teve seu vínculo ampliado e o experiente goleiro Santos, que fechou com o Fortaleza, o Flamengo vem buscando ser mais ativo no mercado.
Dessa forma desde o início da janela de transferências, que reabriu no mês de janeiro, a diretoria do clube carioca vem trabalhando nos bastidores para fechar com novos reforços e conseguiu, inclusive, a contratação do meia uruguaio Nicolas de La Cruz, ex- River Plate, da Argentina, por aproximadamente R$ 77,7 milhões de reais, além de também ter fechado a chegada do lateral esquerdo Matías Viña, que atuou no Palmeiras.
Contudo com a busca por reforços intensa o Flamengo tinha um alvo para o setor ofensivo que, ao que tudo indica, deve ser contratado por um grande rival: o Botafogo, que tem SAF com o empresário norte americano John Textor, e parecer estar determinado a contratar o jovem atacante Luiz Henrique, que atualmente defende o Real Bétis, da Espanha.
Alvo do Corinthians bem como do Flamengo, o atacante tem um alto valor de mercado especulado na casa dos £ 20 milhões de euros (R$ 107,4 milhões de reais) que podem ser pagos pelo grupo que gerencia o Botafogo, o que tornaria o jovem a maior contratação da história do clube carioca.