Martelo batido determina que o Flamengo ficará sem prêmio no título do Carioca de 2025
Nesta terça-feira (26), a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) anunciou a tabela do Campeonato Carioca de 2025. Contudo, um aspecto não apresentou novidade: pelo quinto ano seguido, a competição não concederá um prêmio ao vencedor. Em outras palavras, a última vez que o ganhador do torneio foi premiado com uma bonificação ocorreu em 2020.
Durante um evento realizado nesta terça-feira (26), Rubens Lopes, presidente da FERJ, esclareceu que o único pagamento que os clubes irão receber será baseado na receita proveniente dos direitos de transmissão. Ademais, a verba será repartida igualmente entre as 12 equipes.
No entanto, se surgirem novas receitas durante o Campeonato Carioca, os clubes terão a oportunidade de se reunir novamente para decidir se o montante será destinado à premiação ou se será feita uma nova divisão proporcional entre os times participantes.
Calendário do Carioca
O início do Campeonato Carioca está marcado para o final de semana de 11 de janeiro. O Flamengo fará sua estreia na competição diante do Boavista, atuando em casa. Em contrapartida, o Mengão só terá um clássico na sétima rodada, diante do Botafogo.
Time Titular obrigatório
Como nos últimos anos, a FERJ incorporou ao seu regulamento a necessidade de escalar o time titular dos times a partir da quarta rodada. A Federação também prevê uma penalidade monetária, por meio da cota dos direitos de transmissão.
Flamengo mantém foco no Brasileirão
Embora a cerimônia do Cariocão seja realizada nesta terça-feira (26), o Flamengo está totalmente concentrado no Campeonato Brasileiro. Logo mais, às 20h (horário de Brasília), o Flamengo entra em campo para encarar o Fortaleza, na Arena Castelão. No momento, o Flamengo ocupa a quarta posição com 62 pontos, oito atrás dos líderes Botafogo e Palmeiras.
Portanto, o Coluna do Fla transmite o jogo em tempo real, através do YouTube. A apresentação ficará a cargo do’sábio’ Rafa Penido, com comentários de Tulio Rodrigues. Além disso, Leo José é o jornalista encarregado da cobertura do embate. No entanto, o Premiere também transmite a partida, através do serviço de pay-per-view.
Datafolha: Flamengo segue com maior torcida do país, seguido por Corinthians e Palmeiras
O Flamengo continua sendo a torcida mais apaixonada do Brasil. Foi o que revelou um novo estudo Datafolha acerca das torcidas no Brasil. Na nova pesquisa, o Flamengo do Rio de Janeiro detém 19% da preferência dos brasileiros. No estudo do ano passado, 21% dos entrevistados se identificaram como torcedores do Flamengo, atingindo o nível mais alto da série histórica que começou em 1993.
O Corinthians, com 14% das preferências nacionais, ocupa a segunda posição, seguido pelos rivais Palmeiras, com 7%, e São Paulo, com 6%.
Grêmio e Vasco, com 4% das respostas, completam o pódio das maiores torcidas do Brasil.
Santos, Cruzeiro e Internacional, cada um com 3%, seguem-se os finalistas da Libertadores, Botafogo e Atlético-MG, que possuem 2%, além de Fluminense e Bahia.
Entre os dias 5 e 7 de novembro, o Datafolha entrevistou 2.004 indivíduos com mais de 16 anos, em 113 cidades do Brasil. O erro máximo permitido para a amostra total é de dois pontos percentuais, tanto para mais quanto para menos.
Maiores torcidas do Brasil, de acordo com o Datafolha
- Flamengo – 19%
- Corinthians – 14%
- Palmeiras – 7%
- São Paulo – 6%
- Vasco e Grêmio – 4%
- Santos, Cruzeiro e Internacional – 3%
- Atlético-MG, Botafogo, Fluminense e Bahia – 2%
- Vitória e Seleção Brasileira – 1%
- Outros times – 4%
- Nenhum time – 23%