Rapaz, CAMISA 11 e companheiro de Messi! Josef Martínez entra na mira de grande clube brasileiro e pega todos de surpresa
O atacante venezuelano Josef Martínez foi um dos grandes nomes da Major League Soccer (MLS) e passou boa parte de sua trajetória vestindo as cores do Atlanta United, também dos Estados Unidos. Aos 30 anos, o atacante teve uma temporada com 40 jogos disputados, 12 gols marcados bem como contribuiu com 3 assistências ao durante o período. A tendência é que o atleta deixe a Inter Miami e movimente o mercado da bola.
Os números foram melhores do que os praticados em seu último ano no Atlanta, quando o atacante atuou em 26 jogos, marcou 9 gols e distribuiu 3 assistências. Revelado nas divisões de base do Caracas FC, da Venezuela, o Martínez ficou apenas dois anos como profissional da equipe, somando 58 jogos e 13 gols até acertar sua ida para o Young Boys, da Suíça, por onde ficou três temporadas.
Em seguida Josef Martínez foi negociado com a Torino, da Itália, que pagou o equivalente a £ 3 milhões de euros e passou a contar com o talento do venezuelano, que durante pouco mais de duas temporadas somou 76 partidas, com 13 gols marcados. A chegada ao Atleta United, dos Estados Unidos, aconteceu em 2017, quando o Atlanta pagou cerca de £ 4,5 milhões de euros para efetivar o negócio.
Chegada de Martínez ao Atleta e interesse de cube brasileiro
Logo em seu primeiro ano o atacante mostrou para o que veio: foram 21 jogos com 19 gols marcados, números considerados excelentes por boa parte da torcida e que o colocaram no topo da equipe. No ano seguinte Martínez elevou o nível técnico ao topo: foram 39 jogos, com 35 gols marcados na equipe. Em seguida, em 2019, foram mais 39 jogos com 33 gols marcados no clube.
Apesar da qualidade exibida nas equipes norte americanas a tendência é que o venezuelano deixe o clube de Miami, em que o argentino Lionel Messi atua, ao final da temporada, abrindo espaço para uma possível chegada do atacante uruguaio Luis Suárez.
Dessa forma, com a saída de Martínez, haveria um espaço para a reedição da dupla que atuou junta no Barcelona, da Espanha, que junto com o brasileiro Neymar configuraram um dos trios mais letais da história do futebol: o MSN.
Assim, uma equipe brasileira corre por fora para acertar a negociação com Martínez: o Internacional, semifinalista da Copa Libertadores e que foi eliminado diante do Fluminense. O nome de Martínez chega como um possível substituto ao equatoriano Enner Valencia, que tem sido associado a equipes do futebol brasileiro caso o Inter não consigo se classificar para a Libertadores ou a Copa Sul-Americana.
Embora tenha demonstrado interesse no atleta ainda não há nenhuma oferta oficial e o colorado segue atento à saída de Martínez enquanto busca resolver sua situação no Brasileirão Série A. Os comandados do argentino Eduardo Coudet vem de uma importante vitória sobre o Santos, em uma goleada por 7 a 1.