Lucas Barbosa, destaque do Juventude na temporada atual, tem atraído a atenção de vários clubes. O atacante, emprestado pelo Santos até o final deste ano, não deve continuar no Alfredo Jaconi em 2025. Embora tenha a preferência de aquisição, a gestão do Palmeiras reconhece que a concorrência de equipes com maior capacidade financeira praticamente impossibilita um acordo para a continuidade do atleta.
Devido ao seu bom momento, Lucas Barbosa já está na mira de alguns clubes brasileiros, como Inter, Fluminense e Vasco. O valor inicial proposto pelo Santos para vendê-lo seria de 4 milhões de euros (cerca de R$ 24,8 milhões). Adicionalmente, seria preferível uma negociação com o futebol europeu.
Lucas, o artilheiro do Juventude na temporada, atravessa o seu auge profissional. Após ser deixado de lado tanto no Santos quanto no breve período no Coritiba, o atacante exibe excelentes performances no Ju. Participou de 54 partidas, anotando 14 gols e dando cinco assistências.
Ao falar com a equipe do ge, Júlio Rondinelli, diretor executivo de futebol, mencionou as propostas de outras equipes pelo jogador. E reconhece o desafio de manter o atacante no clube para 2025.
– Nós temos a preferência de compra dele junto ao Santos. Nesse momento, o movimento de mercado, o interesse de outros clubes é resultado do desempenho aqui. Temos a preferência, mas diante de gigantes e do poderio financeiro desses clubes é difícil equiparar – argumentou o dirigente.
A lógica da preferência de compra é a seguinte: Se o Santos, proprietário dos direitos do jogador, receber uma oferta de um valor específico, o Ju assegura que a negociação será bem-sucedida se o valor proposto for equivalente ao proposto. No atual acordo de empréstimo, o clube de São Paulo decidiu não estabelecer uma data de venda para Lucas Barbosa ao Juventude.
Por exemplo, na semana passada, Lucas desempenhou um papel crucial em dois triunfos do Ju fora de casa na disputa pela manutenção na Série A. Ele marcou tanto na igualdade por 2 a 2 com o Grêmio, na Arena, quanto na vitória por 3 a 2 sobre o Atlético-MG, na Arena Independência.
Zagueiro comenta sobre momento no Juventude
Lucas Freitas, defensor, tem tido mais chances na fase final da série A. Com a chegada do treinador Fábio Matias, o atleta participou de todos os jogos, atuando tanto na defesa quanto na lateral-esquerda. Ele participou de cinco partidas como titular, jogando contra Fortaleza, Bahia, Grêmio, Cuiabá e Atlético Mineiro. Freitas fala sobre a adaptação na lateral e a posição de titular na defesa:
“Eu deixei bem claro pra ele que eu não dependeria do lugar que eu ia jogar. Eu tô aqui pra ajudar o clube. Eu nunca tinha jogado na minha vida de lateral. Eu tinha falado com ele. O Jair até me usou algumas vezes. E eu falei, era desafiador pra mim mas se o clube precisa, se o time precisa, eu vou fazer. Depois, vimos que precisamos ter um ataque melhor daquele lado, já que eu não conseguia atacar tanto. E aí, ele me trouxe pra Zaga, onde eu sou habitual, já conheço a posição. E aí, graças a Deus, estou conseguindo ajudar”.
Na temporada o defensor tem 21 jogos e marcou um gol. Lucas Freitas avalia a fase na equipe alviverde:
“Eu trabalho desde quando cheguei. O Zé teve muito bem o ano todo, é mérito dele. Então, eu não consegui ter a minha sequência. E agora, no final, graças a Deus, estou tendo. Estou feliz de estar ajudando o clube. Mais feliz ainda com os resultados”.