Portal da Torcida
Tudo Sobre Futebol e Seu Time

Confirmado 01/12! Após saída do Corinthians, Paulinho volta ao futebol em novo clube e pega todos de surpresa

O Mirassol, vice-campeão da Série B e estreante na elite do futebol brasileiro em 2025, pode ter o ex-jogador Paulinho como seu coordenador de futebol. As partes estavam em diálogo há alguns dias e o acordo quase se concretizou nesta quinta-feira. O anúncio ocorrerá na semana que vem.

Aos 36 anos, o antigo atleta que brilhou em Bragantino, Corinthians, Tottenham, Barcelona e seleção brasileira terá sua primeira experiência na gestão. Ele atuará como o intermediário entre jogadores, equipe técnica e administração.

Paulinho tem como primeira tarefa auxiliar os outros dirigentes na contratação de um novo treinador para substituir Mozart, que assinou com o Coritiba.

Paulinho volta ao futebol em novo clube
Paulinho volta ao futebol em novo clube. Foto: Reprodução

Paulinho, enquanto atleta, realizou cursos na área de administração do futebol. Um curso foi ministrado sobre liderança e administração no futebol, pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

Em junho, ele viajou para a Europa e passou duas semanas ao lado do brasileiro Thiago Scuro, atual CEO do Monaco, da França. Paulinho, muito ligado ao executivo, com quem mantém até negócios no Brasil, vê no ex-líder do Red Bull Bragantino sua principal inspiração no campo da gestão esportiva.

A última ação de Paulinho como atleta acontecerá no mês que vem. A partida de despedida, que contará com a participação de atletas e ex-atletas que trabalharam com ele, acontecerá no dia 21 de dezembro, às 9h30 (horário de Brasília), no estádio do Canindé, em São Paulo.

Carreira de Paulinho

Com a camisa do Corinthians, Paulinho conquistou quatro títulos: Brasileirão (2011), Conmebol Libertadores (2012), Mundial de Clubes (2012) e Paulistão de (2013). Foi justamente no último jogo pelo clube, diante do Racing-URU, em maio, que o volante projetou o adeus aos gramados.

Fui um privilegiado de poder ter sido um multicampeão e ganhar coisas importantes, além de jogar duas Copas do Mundo, no Barcelona. Deixei um grande legado. No meu último jogo pelo Corinthians, com 45 mil corintianos, senti que seria minha última partida, não teria coisa melhor – disse.

A projeção pelo Timão levou Paulinho à carreira europeia e na seleção brasileira. Com a camisa verde-amarela, o ex-meio-campista disputou duas Copas do Mundo (2014 e 2018) e conquistou a Copa das Confederações (2013).

– Não tem nada que pague o orgulho de ver o treinador do meu país falar que o Paulinho está na lista para a Copa do Mundo – assegura

Paulinho também obteve sucesso na China, durante o auge do investimento de empresas locais no esporte. O Guangzhou Evergrande conquistou quatro títulos do Campeonato Chinês e uma Liga dos Campeões da Ásia.

– Meus objetivos são representar meu país, disputar mais uma Copa do Mundo, como gestor, e a Champions League – encerrou Paulinho, em emocionante vídeo de aposentadoria divulgado nas redes sociais.