SAIU AGORA (23/01), DE VOLTA AOS TRABALHOS APÓS FRACASSO NO FLAMENGO! Sampaoli surpreende e fica próximo de assumir grande projeto em 2024
O treinador Jorge Sampaoli é uma das opções livres no mercado da bola, mas não por muito tempo. O ex-treinador de Sevilla, Olympique de Marseille, Santos, Atlético Mineiro, Flamengo, entre outros, deve ir para o futebol árabe.
Recentemente ele chegou a ter o nome ligado ao Boca Juniors, mas nos últimos dias se intensificou a busca do Al-Shabab por um comandante, inclusive, com reuniões com o argentino.
Sampoli pode fechar com o Al-Shabab
O treinador Jorge Sampoli deve ser o novo comandante do Al-Shabab, da Arábia Saudita. O clube saudita ficou entre o argentino e o português José Mourinho, que também está livre no mercado da bola.
Porém, o jornalista Venê Casagrande informou que o argentino é o favorito após as reuniões e já está com uma proposta oficial em suas mãos.
“Jorge Sampaoli, treinador livre no mercado desde a saída do Flamengo, recebeu uma proposta oficial do Al Shabab. Já foram duas reuniões e a definição acontece nos próximos dias se aceitará ou não o convite. Nome do técnico português José Mourinho também é especulado pelo clube da Liga Saudita”, informou Venê Casagrande.
Aos 63 anos, o técnico Jorge Sampaoli vem de trabalhos frustrados na Espanha, França e no Brasil. Portanto, aceitar uma oferta da Arábia Saudita é um recomeço. Vale lembrar que em sua carreira o comandante já chegou a ser treinador das Seleções do Chile e Argentina.
Sampaoli no Brasil: como foi?
Jorge Sampaoli teve duas passagens pelo futebol brasileiro. Na primeira, entre 2019 e 2020, dirigiu o Santos e o Atlético Mineiro. Com o Peixe, levou um elenco que não era apontado como dos melhores até o vice-campeonato do Brasileirão, garantindo uma vaga na Copa Libertadores.
Já no Atlético Mineiro tinha mais opções, porém, conquistou apenas o Campeonato Mineiro, o que foi considerado pouco pelo investimento. Somando os dois anos, foram 109 jogos em sua primeira passagem pelo Brasil, com 63% de aproveitamento. Foram 61 vitórias, 23 empates e 25 derrotas, com 182 gols marcados e 104 sofridos
Em seguida, o treinador ainda ficou um ano e meio na França, no Olympique de Marseille, e uma temporada no Sevilla, em sua segunda passagem pelo clube. Em 2023, após a demissão de Vitor Pereira, o Flamengo convidou Jorge Sampaoli para o seu segundo ato no Brasil, e ele aceitou.
Na equipe, foram 39 jogos, com 20 vitórias, 11 empates e oito derrotas, além de anotar 63 e sofrer 41 gols. Porém, não conseguiu brigar pelo título do Campeonato Brasileiro e, para piorar, foi eliminado na Copa Libertadores e perdeu a final da Copa do Brasil para o São Paulo. Em sua passagem, ele foi muito contestado por suas escolhas e mudanças constantes entre os 11 iniciais.