Substituto de Marcos Braz no Flamengo saiu hoje (27/11) e torcida fica 100% surpresa
Na próxima temporada, o Flamengo pode ter um português como membro da diretoria. Luiz Eduardo Baptista, também conhecido como Bap e postulante à presidência, está em processo avançado de negociação para nomear José Boto como diretor-executivo de futebol. O jornalista Jorge Nicola divulgou a informação.
José Boto tem bons trabalhos no exterior. Ele surge como olheiro, depois vira chefe de scout do Benfica, trabalhando muito tempo com Jorge Jesus no gigante português, revelou Nicola. O profissional também passou pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e PAOK, da Grécia.
-Ele virou recentemente diretor esportivo e é para esse cargo que BAP pretende contratá-lo caso eleito presidente no dia 9. Luiz Eduardo Baptista não vai confirmar de forma oficial, mas é enorme a chance de José Boto ser contratado, completou o comunicador no YouTube.
José Boto, de 58 anos e que iniciou sua carreira como treinador, já manifestou publicamente seu interesse em atuar no futebol do Brasil. Ele atuou por mais de uma década na captação de atletas no Benfica, sob a orientação de Jorge Jesus, antes de se tornar diretor do Shakhtar entre 2018 e 2021.
Depois de sua vivência na Ucrânia, Boto teve uma experiência no PAOK na Grécia e, mais recentemente, no Osijek na Croácia, sempre ocupando o cargo de diretor-executivo.
O Flamengo já havia considerado o nome de José Boto anteriormente. No ano de 2022, ele foi apontado como um possível aliado de Marcos Braz nas decisões ligadas ao futebol do clube, assumindo a posição de gerente de futebol.
Boto é considerado um dos mais proeminentes observadores de futebol em Portugal. José Boto identificou e guiou atletas como Oblak, Witsel, Rodrigo, Nolito, Matic, Sulejmani, Markovic, Djuricic, Fejsa e Siqueira para integrarem o elenco do Benfica. Boto ganhou 5 títulos, 3 taças e 7 taças na liga portuguesa, ao passo que com o Shakhtar obteve 2 títulos, 1 taça e 1 Supertaça ucraniana.
Bruno Spindel é o diretor-executivo do Flamengo, posição que será mantida caso o candidato da situação, Rodrigo Dunshee, vença as eleições do dia 9 de dezembro. Também participam da competição, além de Dunshee, Bap e Maurício Gomes de Mattos.
BAP, em entrevistas passadas, já deixou claro seu objetivo de profissionalizar totalmente o Flamengo. Embora haja uma retórica, há uma severa crítica a Rodolfo Landim, que durante toda a sua gestão manteve o inexperiente Marcos Braz como vice-presidente de futebol, administrando toda a área.
Corinthians paga Flamengo à vista e fecha a compra de Hugo Souza
A novela chegou ao fim. Depois de divergências entre as direções do Corinthians e do Flamengo, o clube de São Paulo confirmou a aquisição do goleiro Hugo Souza. O Corinthians desembolsou 800 mil euros (aproximadamente R$ 4,8 milhões) de forma antecipada e garantiu 60% dos direitos econômicos do atleta. O jornalista Venê Casagrande forneceu a informação inicial.
A Esportes da Sorte, principal patrocinadora do Corinthians, contribuiu para a aquisição do goleiro Hugo Souza. A operação contou com a participação do banco Daycoval, que atuou como fiador do negócio.
Além da compra do jogador, a cúpula do Corinthians já está discutindo uma extensão do contrato com Hugo. O contrato, estabelecido durante a realização do empréstimo, se estende até o término de 2027. O departamento de goleiros e Fabinho Soldado, diretor de futebol do Corinthians, já estão discutindo a possibilidade de estender esse vínculo.